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Cross Training

CROSS TRAINING
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ENSINO DE
EXCELÊNCIA

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EXPERIÊNCIA
COMPROVADA

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TECNOLOGIA
INOVADORA

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EXEMPLO DE
SUCESSO

Apresentação

Esta formação visa proporcionar a ampliação dos conhecimentos, na área do crosstraining e high intensity power training (HIPT), de todos aqueles que pretendam otimizar os seus objetivos individuais de treino, bem como a daqueles que os procuram (clientes/atletas).

Serão abordadas QUATRO grandes temáticas: i) Condicionamento Metabólico; ii) Ginástica Desportiva; iii) Halterofilismo e iv) Planeamento em Crosstraining.

Todos os temas serão apresentados sobre a perspetiva do Crosstraining (treino cruzado) e sua metodologia implícita, ou seja, a conjugação de métodos e meios de treino que permitem potenciar a performance desportiva e/ou saúde.

O Curso terá um carácter muito prático em todos os seus módulos. Incutindo ao aluno um contacto próximo com as temáticas abordadas, garantindo elevados níveis de motivação e diferenciação do curso.

Destinatários:

• Licenciados/Estudantes nas Ciências do Desporto ou outras áreas relacionadas,
• Profissionais do exercício e saúde
• Detentores do TPTEF (Título Profissional de Técnico de Exercício Físico)
• DT (Diretores Técnicos) que pretendam obter unidades de crédito para formação contínua.

* Este curso atribui 5 unidades de crédito para formação contínua das cédulas de TPTEF (Título Profissional de Técnico de Exercício Físico) e de TPDT (Título Profissional de Diretor Técnico) de acordo com o artigo 6º do Decreto-Lei nº 18-A/2020 de 23 de Abril.

Programa Completo

Fundamentos do Cross Training e HIPT

• Compreender a evolução do fitness nos últimos anos a nível mundial, europeu e nacional.
• Dissociar a perspetiva de treino tradicional e Crosstraining.
• Compreender as vantagens do Crosstraining.
• Conhecer as modalidades desportivas que mais têm utilizado o Crosstraining como método de treino.
• Compreender e analisar os protocolos mais utilizados no HIIT bem como conseguir manipular as variáveis do HIIT.
• Compreender as vantagens e desvantagens da utilização do HIPT.

Condicionamento metabólico

• Identificar e analisar os principais exercícios e métodos utilizados para o desenvolvimento metabólico.
• Prescrever, controlar e adaptar o ondicionamento metabólico num contexto de CrossTraining e HIPT.
• Ser capaz de adaptar as variáveis do treino ao contexto de Crosstraining, numa ótica de segurança, rendimento e motivação.
• Ser capaz de definir objetivos e adaptá-los à evolução do Cliente.

Ginástica desportiva

• Identificar e analisar os principais exercícios e todos utilizados no contexto da ginástica desportiva aplicada ao Crosstraining.
• Prescrever, controlar e adaptar a ginástica esportiva num contexto de CrossTraining e HIPT.
• Ser capaz de adaptar as variáveis do treino ao contexto de Crosstraining, numa ótica de segurança, rendimento e motivação.
• Ser capaz de definir objetivos e adaptá-los à evolução do Cliente.
• Conhecer e executar os exercícios fundamentais da ginástica aplicada ao Crosstraining e HIPT.
• Ajustar os exercícios a diferentes níveis de aptidão física.
• Conhecer as principais progressões recomendadas para a prática da ginástica adaptada ao Crosstraining e HIPT.

Halterofilismo

• Identificar e analisar os principais exercícios e métodos utilizados no halterofilismo aplicado ao Crosstraining.
• Prescrever, controlar e adaptar o halterofilismo num contexto de CrossTraining e HIPT.
• Conhecer as principais progressões recomendadas para a prática do halterofilismo adaptado ao Crosstraining e HIPT.
• Identificar a técnica de Snatch.
• Compreender os pontos determinantes para a correta execução do Snatch, respeitando os princípios de segurança e motivação.
• Compreender e identificar as principais variantes do Snatch.
• Conhecer os principais exercícios auxiliares para o desenvolvimento do Snatch e conhecer as principais progressões recomendadas para a aprendizagem do Snatch.
• Identificar a técnica de Clean&Jerk.
• Compreender os pontos determinantes para a correta execução do Clean&Jerk respeitando os princípios de segurança e motivação.
• Compreender e identificar as principais variantes do Clean&Jerk.
• Conhecer as principais progressões recomendadas para a aprendizagem do
Clean&Jerk.

Periodização e Prescrição de treino

• Compreender e distinguir as principais fases do planeamento desportivo.
• Adequar o planeamento desportivo ao modelo Crosstraining.
• Definir o conceito de periodização de treino.
• Manipular ciclos de treino de acordo com o modelo Crosstraining.
• Compreender os diferentes tempos de adaptação dos principais sistemas fisiológicos:
muscular-esquelético, tendinoso, enzimático e neural.
• Aplicar técnicas básicas de relaxamento miofascial.
• Analisar criticamente estudos caso.
• Aplicar os conteúdos abordados anteriormente em contexto prático.

Coordenação Pedagógica

  • Amâncio Santos

Carga Horária: 25h

Lisboa

Março 2022

Presencial e Vídeo Conferência (9:00 – 13h00) e das (14:00 – 18:00)

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