E-Learning Metodologia do Treino Metabólico HIIT

E-LEARNING
METODOLOGIA DO TREINO METABÓLICO HIIT
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ENSINO DE
EXCELÊNCIA

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EXPERIÊNCIA
COMPROVADA

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TECNOLOGIA
INOVADORA

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EXEMPLO DE
SUCESSO

Apresentação

O desenvolvimento das Capacidades Biomotoras Resistencia Cardiorrespiratória Aeróbia e Anaeróbia é um importante procedimento metodológico para saúde e bem-estar e, em especial, para os alunos/clientes que desejam alterações morfofuncionais – diminuição da gordura corporal. As evidências científicas mostram que atividades de alto gasto calórico tem impacto no processo de emagrecimento saudável quando combinado com alimentação equilibrada e treinamento resistido, com foco na força muscular. Diante disto, é importante a escolha dos métodos de treinamento contemporâneos, com sólidos fundamentos científicos, para tal finalidade – melhoria da capacidade funcional eróbia/anaeróbia e emagrecimento saudável. Assim, o conhecimento transmitido neste curso e-learning (20 horas), vai propiciar ao profissional do exercício o conhecimento dos fundamentos científicos e a aplicação prática dos Métodos de Treinamento Metabólicos -Hight Intensity Interval Training (HIIT), Moderate Intensity Interval Training (MIIT), Continuos Aerobic Training (CAT), Metabolic Resistance Training (MRT) que, por sua vez, propiciara uma prescrição de programas de treinamento diversificado, criativo e eficaz. A participação neste curso vai ajudá-lo a tornar-se um profissional diferenciado.

Destinatários:

• Personal Trainers;
• Técnicos Especialistas em Exercício Físico (TPTEF);
• Licenciados/Estudantes em Ciências do Desporto;
• Diretores Técnicos (TPDT);
• Treinadores de Desporto (TPTD);
• Outros Profissionais de Exercício e Bem-estar.

* Este curso atribui 15 unidades de crédito para formação contínua das cédulas de TPTEF (Título Profissional de Técnico de Exercício Físico) e de TPDT (Título Profissional de Diretor Técnico) de acordo com o artigo 6º do Decreto-Lei nº 18-A/2020 de 23 de Abril.

Programa Completo

SuperSet Multifuncional: conceito, fundamentos científicos

• Nesta Unidade Curricular será abordado os conceitos de resistência cardiorrespiratória aeróbia e anaeróbia, bem como contextualizada a importância e eficácia do seu desenvolvimento para a promoção da saúde & bem-estar, estética e performance de lazer. Conceitualiza a importância da utilização de métodos de treinamento metabólicos nos programas de treinamento personalizado e coletivo.

Métodos Indiretos de Avaliação da Frequência Cardíaca Máxima

• Nesta Unidade Curricular serão apresentados os principais métodos indiretos para identificar a Frequência Cardíaca Máxima (FCM) e sua importância para a prescrição de treinamento aeróbio e anaeróbio. Orienta o cálculo da Frequência Cardíaca Máxima pelas Formulas de Karvonen e Tanaka e a aplicação prática dos Testes de Pessola (Adaptado por Guiselini, 2016), STEP Test (YMCA) e Teste de 1600m (Rockport Test).

Método de Treinamento Metabólico: Hight Intensity Interval Training (HIIT)

• Nesta Unidade Curricular será abordado o conceito de Treinamento Intervalado de Alta Intensidade, seus benefícios, componentes metabólicos predominantes – anaeróbio alático e lático. Contextualiza as diferenças entre habilidades motoras cíclicas e acíclicas e sua aplicação prática, incluindo os cuidados na utilização dos exercícios body work. Exemplos práticos de protocolos, entre eles, dos autores Bret Contreras, Tabata, Gibala, Timmons. Serão analisados os aspectos fisiológicos – efeitos sobe o sistema cardiorrespiratório e os biomecânicos – efeitos sobre o sistema musculoesquelético, decorrentes da escolha de habilidades motoras, intensidade, volume.

Método de Treinamento Metabólico: Moderate Intensity Interval Training (MIIT)

• Nesta Unidade Curricular será abordado o conceito de Treinamento Intervalado de Moderada Intensidade, seus benefícios, componentes metabólicos predominantes – aeróbio. Contextualiza a importância do treinamento intervalado aeróbio como estratégia metodológica para a saúde, bem-estar, emagrecimento e performance de lazer. Exemplos práticos de protocolos com intervalos aeróbios de curta, média e longa duração.

Método de Treinamento Contínuo

• Nesta Unidade Curricular será abordado o conceito de Treinamento Contínuo, seus benefícios, componentes metabólico predominantes – aeróbio e diferentes tipos. Contextualiza a importância do treinamento contínuo como estratégia metodológica para a saúde, bem-estar, emagrecimento e performance de lazer. Exemplos práticos de protocolos mais frequentemente utilizados, incluindo o método de treinamento contínuo constante, variativo tipo I (habilidades cíclicas) e tipo II (habilidades acíclicas), crescente e decrescente.

Coordenação Pedagógica

Carga Horária: 20h

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